Princesas Urbanas Blogger

Personalie

domingo, 24 de janeiro de 2010

Bolsas Furoshiki

Em época de férias, praia, curtição, carnaval, que tal uma super e descolada bolsa para carregar suas coisas na praia ou em qualquer outro lugar nesse verão? Para se ter uma bolsa assim é facil e barato e se chama Furoshiki.




O Furoshiki uma técnica japonesa de amarração de lenços capaz de transformar um pano quadrado em bolsas e sacolas. É uma técnica da época dos samurais, quando panos eram amarrados como sacolas para embrulhar as roupas de quem enfrentava os banhos públicos. Dai a origem da palavra: furo (banho) e shiki (abrir). Além de servir como bolsa o pano tinha o nome da familia pintado, era estendido sobre o chão para guardar os pertences de quem se banhava, como fazemos hoje com as cangas. A técnica foi resgatada em 2001 pois é um modo de produzir sacolas reutilizáveis. Em tempos de Consumo Consiente a tradição japonesa é uma boa alternativa. Além disto é muito mais charmoso fazer compras com uma bolsa estampada.









Imagens: Flicker

Quer fazer a sua? Este vídeo do Professor Kakefuda Kyoto ensina passo a passo como fazer sua Furoshiki usando uma simples canga.



Beijo, Ariadne!


0 comentários: